O tigre que "não existe na natureza" é o chamado tigre dourado (Golden Tabby Tiger), que é uma variante muito rara do tigre-de-bengala, mas só existe em cativeiro e não é encontrado na vida selvagem.
Tigre dourado (Golden Tabby)
- O tigre dourado possui uma pelagem única, de tom dourado com listras avermelhadas, resultado de mutações e cruzamentos em cativeiro.
- Não há registros de tigres dourados vivendo livres na natureza; eles só existem em zoológicos ou criadouros especializados.
Outras variantes não naturais
- O tigre branco, também uma variante do tigre-de-bengala por mutação genética, praticamente só existe em cativeiro, raríssimo na natureza.
- Tigres-siberianos brancos, por exemplo, nunca foram registrados na natureza; todos os tigres brancos são de linhagem bengala.
Subespécies extintas na natureza
- Tigre-de-java, tigre-do-cáspio e tigre-de-bali são subespécies que já foram extintas na natureza, havendo apenas registros históricos e raros exemplares em museus, mas não variantes "fantasiosas" ou mutações como o tigre dourado.
Portanto, o tigre dourado é o exemplo clássico de tigre que não existe na natureza, vivendo exclusivamente em cativeiro.
