“Sinuelo” é um termo do português regional, muito usado no meio rural gaúcho e sul-brasileiro. Refere-se principalmente a um tipo específico de animal do gado.
Significado principal
No uso rural, “sinuelo” é um substantivo masculino que designa um animal muito manso, geralmente boi ou vaca, que serve de guia para gado bravo ou arisco, ajudando a conduzir o rebanho para o local desejado, como curral ou pasto. Esse animal acostumado ao manejo humano é usado para acalmar e direcionar os demais animais durante trabalhos de campo.
Uso e contexto
O “boi sinuelo” costuma ser atrelado ou mantido junto aos animais mais bravos, que o seguem com mais facilidade por confiarem naquele guia manso. Em várias regiões pecuaristas do Sul do Brasil, é uma figura tradicional na lida com boiadas, inclusive para ajudar a recuperar animais que fugiram ou se embrenharam no mato.
Outras informações linguísticas
Gramaticamente, “sinuelo” é um substantivo masculino; o plural é “sinuelos” e há também a forma feminina “sinuela”. A etimologia apontada pelos dicionários indica provável origem no espanhol “señuelo”, também associado à ideia de chamar ou atrair.
